ACUPUNTURA
A acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa com mais de 4.500 anos de história. Esta terapia consiste na inserção de finas agulhas em determinados pontos do corpo humano, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio no organismo. O estímulo do ponto de acupuntura com agulhas ou através de outros métodos como moxa, massagem, sangria, ventosa e eletroestímulo gera uma ampla gama de mudanças fisiológicas que vão desde o nível energético, mudando e equilibrando a circulação do Qi (energia) e Xue (sangue), até o nível físico e bioquímico com liberação de hormônios neurotransmissores e peptídeos de diferentes naturezas e funções. Todas estas mudanças estimulam os mecanismos de homeostase (equilíbrio dinâmico orgânico), atingindo seu objetivo terapêutico.
O “Planeta Físio” oferece tratamento com Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa) para diversas patologias, dentre as principais:
- doenças neuromusculares e osteoarticulares: cervicobraquialgia, lombociatalgia, hérnia de disco, tendinites, dores no joelho, dores no ombro, fibromialgia, miofascialgia, fasceíte plantar, etc;
- doenças do sistema nervoso central: enxaqueca, depressão, ansiedade, transtorno do pânico, estresse, insônia, neuropatias, sequelas de AVC, hemiplegia, etc; entre outras.
AURICULOTERAPIA
A Auriculoterapia é um dos microssistemas mais populares e utilizados da acupuntura. Este método consiste no uso de pontos ou áreas distribuídas no pavilhão auricular e que refletem a atividade funcional de todo nosso organismo, tanto para o diagnóstico, como para o tratamento de muitas doenças. Na Auriculoterapia, estes pontos ou áreas podem ser estimulados através de diferentes métodos como: massagem, sementes, agulhas, sangrias, moxa, etc.
ELETROACUPUNTURA
A Eletroacupuntura é uma técnica muito jovem da Acupuntura. Surgiu como resultado do desenvolvimento da eletrônica e de sua aplicação na medicina. Esta técnica consiste em estimular pontos de acupuntura através de impulsos elétricos. Desta maneira, soma-se à ação da agulha o estímulo elétrico. O eletroestímulo nos pontos acupunturais provoca um aumento no movimento iônico nos tecidos mudando o estado da membrana celular e conseqüentemente levando a mudanças importantes no funcionamento tissular. Assim, é possível regular a função orgânica, acalmar a dor, sedar, ativar a circulação de sangue e energia, regular o tônus muscular, etc.
VENTOSATERAPIA
A ventosa é uma forma de terapia de caráter pouco invasivo e usado historicamente na Medicina Tradicional Chinesa. O princípio da ventosa está baseado na obtenção de um vácuo no local patológico ou nos pontos de acupuntura, aquecendo o local. O uso da ventosa ativa a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue), elimina o fator patógeno e ativa os elementos da nossa imunológica como leucócitos e macrófagos. Na prática clínica, a ventosa é amplamente utilizada e combinada freqüentemente com outros métodos terapêuticos como a sangria e a acupuntura.